email invisionn

Segurança no E-mail

Dicas rápidas para segurança do seu E-mail pessoal.

Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim.

Gostaria de começar esse post fazendo uma pergunta, você cuida bem da segurança da sua senha de e-mail ? toma sempre cuidado ao abrir um conteúdo, mesmo não sabendo que foi o remetente ?

São essas algumas das questões que vamos discutir hoje.

Sabemos que o e-mail atualmente está entre as maiores forma de comunicação do século XXI, proporcionou agilidade na comunicação ignorando a distância entre os continentes. Antes, para uma empresa ou pessoas enviar uma informação, poderia levar um bom tempo sem falar no custo para repassar essa informação.

Com a evolução da internet o e-mail acabou ficando muito popular e se tornando uma forma de comunicação indispensável para o nosso dia a dia, já pensou como seria enviar um relatório para seu chefe no final da semana de trabalho sem um e-mail?!

Mas sempre com o avanço da tecnologia e seus benefícios, a utilização de tecnologias como essa, acabam sendo utilizadas para ações ilícitas que anualmente prejudicam milhares de pessoas no mundo todo. Um dado do FBi disponibilizado no ano de 2018, informa que foram recebidas em média 20.373 denúncias de e-mails criminosos. Custando aproximadamente 1,2 bilhões de dólares de prejuízo.

O que posso fazer ?

Diante de informações como essas, devemos tomar cuidado com todo conteúdo que chega ao nosso e-mail.

  • Não abra nenhum anexo de e-mail enviado por contatos que não conhece. Sempre verifiquei o endereço de e-mail do remetente da mensagem, geralmente o endereço é formado por letras e números e não possuem nenhum sentido.
  • Não clique em botões ou links que contenham propagandas. Para tirar a prova, passe o mouse sobre o botão ou a palavra ancora até o link ser revelado. Assim é possível ver para qual destino vocês estariam sendo redirecionado(a).
  • Não abra as mensagens que estão na pasta Spawns de seu e-mail. A maioria das empresas que fornecem serviço de e-mail, já possuem filtros contra alguns Malware e Spawns, diante disso, aqueles e-mails que estão nessa pasta já foram classificados como uma possível ameaça.
  • Não forneça seu email a qualquer site. Geralmente existem formulários em vários sites que possuem a finalidade de capturar o seu e-mail para enviar propagandas, promoções e até mesmo vírus. Diante disso, forneça seu e-mail apenas a sérvios confiáveis

Hoje, todo cuidado mesmo que exagerado é necessário para prevenção contra qualquer tipo de ameaça no mundo digital, então sempre fiquem atentatos a qualquer atividade suspeita em sua conta de email.

Compartilhe :

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp